segunda-feira, 15 de novembro de 2010

Memórias- Primárias: RAM, ROM e Cache; Secundárias- Suportes de Armazenamento

Memória RAM é a memória responsável pela recepção dos dados enviados pela CPU. Tudo o que é processado fica residente na memória RAM até que de lá saia através de comandos operacionais ou quando desligamos a máquina. Por exemplo: quando utilizamos um processador de textos, as informações digitadas estão sendo armazenadas na memória RAM. Se desligarmos o computador os dados serão irremediavelmente perdidos. Por essa razão, os aplicativos nos questionam se desejamos Salvar. O ato de Salvar garante a gravação dos dados, que estão em RAM, no disco rígido. Devido a esta característica, dizemos que a memória RAM possui conteúdo volátil.
Através da RAM podemos também recuperar dados (ler os dados) dos dispositivos de armazenamento ( HD, CD, DVD, etc.), executando o processo contrário de quando gravamos ali nossas ações. Isso define outra característica importante dela, em que podemos considerá-la como memória de leitura e escrita. Para o usuário, esta é memória mais importante.
As memórias DDR (Double Data Rating) estão cada vez mais presentes nos computadores e são consideradas as substitutas naturais das memórias SDRAM. Isso se deve a vários fatores, entre eles, a sua rapidez.
Memória ROM: Esta possui funções pré-definidas, não permitindo acesso por parte do operador. Somente a CPU a utiliza para fins diversos, tais como se informar sobre os dispositivos encontrados no sistema, a data e hora atualizadas, dentre outras informações de cunho técnico para o correto processamento dos dados. Portanto, sua principal característica é permitir acesso apenas para leitura. Não é volátil, portanto, não perde os dados quando o computador é desligado.


Memória Cache (lê-se kéchi)
É um tipo de memória de alta velocidade que fica próxima à CPU acompanhando o trabalho desta. É de difícil produção e muito cara. Por isso é menos frequente encontrarmos quantidades de memória cache maiores que 2 MB.
Os dados e instruções que são mais comumente utilizados pelo processador são colocados na cache, que é muito mais rápida que a RAM. Assim, quando esses dados são necessários serão “apanhados” na cache, aumentando o desempenho do computador.
Atualmente, os modernos processadores já trazem a cache incorporada ao seu chip.
As memórias caches são pequenas e rápidas (512 KBytes, 1024 Kbytes, 2048 Kbytes) e também são voláteis . As expressões cache L1, L2, L3, etc. (L= level, ou seja, Nível) referem-se à cache.
Pense assim: se o processador conseguir gravar na "cabeça" dele o que acabou de fazer, se tiver que fazer de novo não vai precisar "pensar" outra vez. E aí ele responderá mais depressa. A cache é isto. Guarda uma série de operações já feitas e, quando necessário, não vai processar de novo: apanha na cache.

Os Suportes de Armazenamento

Na área da ciência da informação, suportes da informação é o produto utilizado para o
armazenamento das informações.
Os principais suportes encontrados na atualidade são:
• Os papéis;
• Os filmes;
• Os dispositivos de armazenamento magnético;
• Os dispositivos de armazenamento óptico.
Dentro da informática existem os dispositivos para que se possam armazenar as
informações, há os suportes portáteis (de fácil transporte): disquetes, disquetes ZIP, CDROM,
DVD e entre outros, e os suportes não portáteis (fixo ao computador, sendo
difícil seu transporte): disco rígido. E existe um dispositivo de armazenamento chamado
de hardware é capaz de armazenar informações, dados, histórias, documentos, imagens,
filmes, sons, símbolos, etc.

Sem comentários:

Enviar um comentário